sexta-feira, 10 de junho de 2016

Grand Theft Auto




Ano de lançamento: 1997
Plataforma: PC, PSX
Desenvolvedor: DMA Design
Gênero: Ação, Roubo , Crime 


Muito antes de Los Santos já era possivel trazer o caos a cidade roubando carros atropelando pedestres e cometendo todos os tipos de crimes hediondos naquele que é o pai dos games controversos estamos falando de Grand Theft Auto.
Grand Theft Auto, ou GTA, como é mais conhecido, é um jogo lançado originalmente para PC pela DMA Design, onde a principal característica é a possibilidade de roubar qualquer um dos carros do jogo.


Primeiro jogo do que viria a ser uma lucrativa franquia, Grand Theft Auto foi um controverso marco para o mundo dos jogos, pois pela primeira vez era possível ser o bandido e ter a liberdade de fazer qualquer coisa, podendo escolher quando e como fazer as missões, além de explorar uma cidade inteira rica em personagens e missões paralelas.

O jogador escolhe entre vários "personagens" (que, na verdade, não possuem diferença alguma dentro do jogo em si). Uma vez iniciado, o jogo é em 2D (com partes em 3D, como os prédios, por exemplo), e o jogador tem a visão de cima, do ponto de vista de um helicóptero. Inicialmente a pé, o jogador pode escolher roubar praticamente qualquer um dos carros da cidade, mesmo os em movimento (basta pará-los e depois retirar o motorista).

 


 


 Estão disponíveis para o jogador várias armas, como pistolas, metralhadoras, lança-mísseis, etc, coletes à prova de balas, power-ups (vida extra, velocidade, etc), além de um pager (para receber algum outro tipo de missão). Cada ação ilegal do jogador tem o potencial de atrair a atenção da polícia, que vai usar diferentes métodos para a captura, dependendo do nível de atenção (representados por  uma série de escudos policiais no topo da tela).

Em quase todos os momentos, uma seta aparece próximo ao personagem, indicando o ponto de missão mais perto (geralmente uma cabine telefônica), onde é possível receber várias missões mais ou menos independentes - que vão desde ajudar um assaltante a fugir do banco até eliminar advogados que tenham passado o personagem para trás.

 


 


 Geralmente, cada missão desta libera uma outra, estabelecendo uma linha aproximada a ser seguida. Cada missão completada e cada ação ilegal gera "dinheiro" (o score), que pode também servir de parâmetro para liberar novas missões ou novas cidades (o score e a seta mudam de cor). 

 O jogo se passa em três cidades fictícias : Liberty City (Nova Iorque), San Andreas (San Francisco) e Vice city (Miami), cada uma delas disponível após o jogador  terminar a anterior. Nestas cidades, são encontradas diversas missões e curiosidades, como o grupo de harekrishinas que passeiam e cantam em grupo (e que muitas vezes são assassinados pelo jogador).

 


 


 Existe no jogo, também, o que, mais tarde, seria conhecido como rampage (carnificina): os Kill Frenzy ("Fúria Assassina"), pequenas missões menores cujo objetivo é causar o máximo de destruição pela cidade, ora ateando fogo nos pedestres, ora lançando mísseis em ônibus, e, geralmente, a recompensa em tais missões é (paradoxalmente) tirar a polícia do encalço do personagem.

 


 


Logo em seguida, foi lançada uma expansão para esse título chamada Grand Theft Auto: London, 1969, na qual passa a existir um pequeno enredo.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário